quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Descubra quem e quando uma pessoa acessou seu computador



Se o computador que você usa é compartilhado com outras pessoas, as vezes, saber quem e quando uma pessoa acessou este PC, pode ajudar bastante. Se você sempre sonhou em saber essas informações mas nunca soube como, continue lendo esse post!
Em versões profissionais do Windows, você pode habilitar um monitoramento de login. Assim é fácil saber quem acessou determinada máquina e quando. Com essa ferramenta habilitada é possível ver os acessos tanto do login local como do login feito pela rede. Além de mostrar quando determinada pessoa acessou o computador, o evento também mostra quando ela se desconectou. Vamos aprender!

Habilitando a Política de Auditoria

A Política de Auditoria é o nome da função presente no Windows que possibilita sabermos quem e quando uma pessoa entrou num PC. Para habilitar pressione a tecla “Windows” no seu teclado. Depois digite “gpedit.msc“.
gpedit.msc
Agora você deverá clicar nele ou simplesmente apertar a tecla “Enter“. Vamos começar a navegação: Configuração do Computador > Configuração do Windows > Configurações de Segurança > Políticas Locais > Política de Auditoria.
politica-de-autoria
Agora volte a sua atenção para a janela da direita. Você deve clicar duas vezes na política com o nome: Auditoria de Eventos de Logon. Depois disso, irá abrir uma nova janela.
politica-de-autoria-2
Você terá duas opções: monitorar as pessoas que acessaram com êxito o computador e as que falharam. Depois de escolher as opções basta apertar o botão “OK“.

Visualizando os Acessos

Depois dessa configuração ativada, o Windows irá registrar todos os eventos de início de seção, ou seja, o nome de usuário e horário de acesso ao Windows. Para visualizar esse evento, basta abrir o visualizador de eventos. Novamente aperte a tecla “Windows” e digite “Visualizador de Eventos” e pressione “Enter” para abrir.
visualizador-de-eventos-windows8

Agora navegue: Logs do Windows > Segurança. Você verá diversos eventos da autoria. Procure na aba “Identificação do Evento” pelo número “4624“. Esse número representa os logins bem sucedidos. Para obter mais informações como nome de usuário e horários, basta clicar duas vezes sobre o evento.
visualizador-de-eventos-auditoria-acessos-1
Só lembrando que quando o log estiver cheio, você poderá filtrar as informações e procurar apenas os eventos com ID 4624. Agora você sempre saberá quem acessou o computador, qual horário e quanto tempo ficou conectado!
Abraço a todos!

Autor: Felipe Falcão. site : http://www.guiadopc.com.br/author/felipefalcao