segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Ativa o Executar Como...

---------------------------------------------------

O Windows 2000 e no Windows XP, é possível executar programas como um usuário diferente do usuário conectado no momento. Para fazer isto no Windows 2000, o serviço Executar como deve estar em execução e para fazer isto no Windows XP, o serviço de logon secundário deve estar em execução. Os serviços Executar como e de logon secundário são os mesmos serviços, mas com nomes diferentes. Este artigo descreve detalhadamente como habilitar e usar o comando Executar como em um computador com o Windows 2000 ou com o Windows XP.

Requisitos

  • Um computador executando uma versão do Windows 2000 ou do Windows XP.
  • Permissões administrativas no computador.

Habilitar o serviço Executar como em um computador com o Windows 2000 ou o serviço de logon secundário em um computador com o Windows XP

O serviço necessário para executar o comando Executar como é, por padrão, iniciado automaticamente ao instalar o Windows. No entanto, o serviço pode ser desabilitado por administrador. Se o serviço tiver sido desabilitado, será possível habilitá-lo novamente executando as seguintes etapas:
  1. Faça logon no computador como Administrador ou como usuário com permissões administrativas.
  2. Clique com o botão direito do mouse no ícone Meu computador e clique em Gerenciar.
  3. Em Gerenciamento do computador, expanda o nó Serviços e aplicativos e clique em Serviços.
  4. Execute uma das seguintes etapas, dependendo de qual sistema operacional você tem:
    • Windows 2000: No painel de detalhes, clique com o botão direito do mouse no serviço Executar como e clique em Propriedades.
    • Windows XP: No painel de detalhes, clique com o botão direito do mouse no serviço Logon secundário e clique em Propriedades.
  5. Na caixa de diálogo Propriedades, defina Tipo de inicialização para Automático e clique em Iniciar.
  6. Após o computador iniciar o serviço, clique em OK para fechar a caixa de diálogo Propriedades e feche o Gerenciamento do computador.

Usar o comando Executar como com um atalho

  1. Navegue até o item de atalho. Clique em Iniciar, aponte para Programas e localize o item de atalho no menu Programas.

    Se o atalho não estiver localizado na pasta Programas do menu Iniciar, navegue até o local apropriado do atalho.
  2. Pressione e mantenha pressionada a tecla SHIFT enquanto clica com o botão direito do mouse no item de atalho e clique em Executar como.
  3. Execute uma das seguintes etapas, dependendo de qual sistema operacional você tem:
    • Windows 2000: em Executar como outro usuário, digite o Nome_do_usuário, Senha e Domínio e clique em OK.
    • Windows XP: em Executar como, clique na opção o seguinte usuário, digite ou selecione o Nome_do_usuário, digite a Senha e clique em OK.

Solução de problemas

  • Se você tentar iniciar um programa, como um console MMC ou um item do Painel de controle, de um local de rede usando o comando Executar como, ele poderá falhar se as credenciais usadas para se conectar ao compartilhamento de rede forem diferentes das credenciais usadas para iniciar o programa. As credenciais usadas para executar o programa podem não ser capazes de obter acesso ao mesmo compartilhamento de rede.
  • Os serviços Executar como e de logon secundário no Windows 2000 aceitam apenas a autenticação de senha. Se as diretivas exigirem o logon de cartão inteligente, o comando Executar como não funcionará. A autenticação de cartão inteligente pode ser usada com o comando Executar como no Windows XP.
  • O comando Executar como não pode ser usado pela conta do sistema local no Windows XP Service Pack 2.

Nenhum comentário: