quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Parametros Importante no OpenVPN



Um problema muito comum na utilização de VPNs é a utilização de conexões muito instáveis, como por exemplo, ADSLs ou 3G. Qualquer interrupção que ocorra na transmissão a VPN ficara off-line, sendo necessária uma intervenção de um administrador.
Para tratar este tipo de situação o OpenVPN possui uma série de configurações que permitem o reestabelecimento da conexão. A seguir uma descrição de cada um deles.

keepalive 10 60

A configuração keepalive permite que a conexão seja reiniciada caso não ocorra resposta dentro de um determinado período.
O primeiro número especifíca o intervalo, em segundos, de pings e o segundo o timeout. Após o timeout a VPN é automaticamente reiniciada. Caso a conexão não seja reestabelecida na primeira tentativa o OpenVPN tenta reconectar até tenha sucesso.

inactive 3600

A configuração inactive serve para especificar um tempo em segundos para que as tentativas de conexão sejam mantidas. No exemplo acima após 1 hora sem sucesso na conexão, o OpenVPN pára com as tentativas.

comp-lzo

A opção comp-lzo faz com que o OpenVPN passe a compactar os dados transmitidos através da VPN. O algoritmo utilizado é bastante leve, e portanto não será um grande empecilho com relação ao desempenho do processamento do servidor ou do cliente.

persist-key
persist-tun

As opções de configuração persist-key e persist-tun fazem com que o OpenVPN mantenha tanto a interface de tunelamento quanto as chaves carregadas em memória, tornando o reestabelecimento da conexão mais rápido nos casos de queda.

float

A opção float é bastante útil quando se utiliza conexões com IP dinâmico. Desta forma ao trocar o IP a conexão é reestabelecida da mesma forma. Essa situação é muito comum quando se utiliza serviços de DNS dinâmico como NoIP por exemplo.

# Security 1 and 2 and 3 
script-security 3

comp-lzo

keepalive 10 60
persist-key
persist-tun
inactive 3600
float
log-append /var/log/openvpn/openvpn-sm.log
status /var/log/openvpn/openvpn-sm-udp-status.log
fragment 1400

mssfix 1400

Nenhum comentário: