Você está enfrentando erros de DNS quando tenta carregar um site ou se conectar à sua rede? O Domain Name Server (DNS) é um servidor que converte os endereços do site de modo que seu navegador pode se conectar a eles. Ocasionalmente, você pode perder a conexão com o servidor, seja através de configurações corrompidas ou problemas no final do servidor. Se você estiver tendo dificuldades para se conectar, veja o Passo 1 abaixo para saber como solucionar seus problemas.
Parte 1 de 4: Verificando sua conexão
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Conecte outro dispositivo à rede. Antes de começar a tentar resolver o problema, isso ajudará a saber onde o mesmo está ocorrendo. Você pode diminuir o problema realizando alguns testes rápidos. Conecte outro dispositivo a seu roteador, com ou sem fio.
1 Tente um navegador diferente. Esta é uma das formas mais rápidas de testar suas conexões DNS. Baixe um navegador gratuito diferente como o Firefox ou Chrome e tente se conectar à internet. Se os problemas persistirem, provavelmente a falha não seja com o navegador, mas com alguma outra configuração no computador.
- Você pode usar outro computador, um smartphone ou tablet. Qualquer coisa que acesse a internet funcionará para testar.
2 Tente acessar uma página web a partir do segundo dispositivo. Se você ainda estiver recebendo erros de DNS, o problema está em seu roteador ou em seu ISP. Se você puder se conectar ao site, o problema está vindo do primeiro computador.
3 Desligue e ligue o modem e o roteador. Desconecte o cabo de alimentação do modem, bem como o cabo de alimentação do seu roteador. Deixe que eles fiquem sem energia por pelo menos 30 segundos, de modo que qualquer carga residual seja liberada e a memória apagada. Religue seu modem e espere que ele se conecte totalmente. Depois que ele tenha se ligado completamente, reconecte o cabo de alimentação ao seu roteador e deixe que ele inicie. Isso pode levar até um minuto.
- Uma vez que você tenha desligado e ligado novamente os dois dispositivos, tente novamente se conectar a um site. Se o problema ainda persistir, passe para a próxima seção.
Parte 2 de 4: Resolução dos problemas do computador
1 Tente um navegador diferente. Esta é uma das formas mais rápidas de testar suas conexões DNS. Baixe um navegador gratuito diferente como o Firefox ou Chrome e tente se conectar à internet. Se os problemas persistirem, provavelmente a falha não seja com o navegador, mas com alguma outra configuração no computador.
- Se os problemas forem resolvidos, você pode tentar corrigir seu navegador antigo. Muitas vezes, o problema decorre das configurações de proxy.
2 Desative quaisquer conexões extras. Ocasionalmente, o Windows instalará conexões extras que você não usará normalmente. Para melhor conectividade, você deve ter apenas as conexões que usa regularmente habilitadas. Para abrir a janela de suas Conexões de Rede, clique no menu Iniciar ou pressione o botão ⌘ Wine busque por "ncpa.cpl".
- Procure por conexões extras. Você deverá ver uma lista de todas as suas conexões. A causa mais comum de problemas de DNS é a existência do "Microsoft Virtual WiFi Miniport Adapter". SE você vir isto, clique com o botão direito e selecione "Desabilitar".[1]
- Teste novamente sua conexão. Aguarde alguns instantes e abra novamente o navegador. Tente visitar um site. O DNS pode levar alguns instantes para carregar, mas se a página aparecer em seguida, o problema foi resolvido. Se não, siga para o próximo passo.
3 Libere seu DNS. Às vezes, o cache do DNS fica desatualizado e precisa ser liberado manualmente. Isto pode ser feito a partir do Prompt de Comando.
- Para abrir o Prompt de Comando, pressione ⌘ Win+R e digite cmd.
- Digite ipconfig /flushdns. Espere até que o comando seja processado. Após isso, reinicie o computador.
- Teste a conexão novamente. Se o problema ainda persistir, passe para o próximo passo.
4 Altere seu servidor de DNS. Você pode inserir manualmente um servidor DNS alternativo para tentar se conectar em vez disso. Para executar tal ação, abra novamente a janela "ncpa.cpl" e clique com o botão direito em sua conexão ativa. Selecione "Propriedades".[2]
- Na aba Rede, desça até que você encontre a entrada "Protocolo TCP/IP Versão 4 (TCP/IPv4)". Clique nele para selecioná-lo e clique no botãoProperties.
- Clique na opção "Usar os seguintes endereços de servidor DNS".
- Digite 208.67.222.222 no campo "Servidor DNS Preferencial"
- Digite 208.67.220.220 no campo "Servidor DNS Alternativo"
- Estes são os servidores DNS mantidos pela OpenDNS, um serviço de DNS open-source
5 Tente conectar no Modo Seguro. Reiniciar seu computador em Modo de Segurança carregará apenas os arquivos essenciais para o Windows, o que lhe permitirá determinar se outro programa ou serviço tal como seu antivírus está causando os problemas de conexão.[3]
- Você pode tentar desabilitar o antivírus primeiro e ver se isso corrige o problema. Se sim, você deve desinstalar seu antivírus e instalar um novo.
- Reinicie seu computador e mantenha pressionada a tecla F8 enquanto ele estiver reiniciando.
- Selecione o Modo Seguro com Rede na lista de opções.
- Teste a conexão. Se você for capaz de se conectar com êxito à internet, o problema está com um programa em execução em seu computador. Examine os arquivos de inicialização e desabilite os programas até que você encontre o culpado.
Parte 3 de 4: Resolução dos problemas do roteador
1 Conecte seu computador diretamente a seu modem. Se você estiver usando um roteador para criar uma rede doméstica, desconecte o computador dele e conecte um cabo Ethernet diretamente na porta Ethernet do seu modem.
- Tente carregar um site. Se você ainda está recebendo erros de DNS, o problema provavelmente está com o ISP. Contacte-os e pergunte sobre a conexão com os servidores de DNS.
- Se você puder se conectar a uma página web, o problema decorre de seu roteador. Reconecte seu roteador ao modem e conecte seu computador de volta à rede para continuar a resolução de problemas.
2 Informe os servidores DNS alternativos. Você pode alterar as configurações do seu roteador de modo que ele tente se conectar manualmente aos servidores DNS alternativos. Isso pode lhe dizer se o servidor DNS do seu provedor de Internet pode estar com defeito.
- Abra a página de configuração do router. Isto é diferente para cada roteador, mas, essencialmente, você terá que digitar o endereço IP do seu roteador na barra de endereços do seu navegador.
- Abra a seção de Internet. Encontre a subseção marcada como "Endereço do Domain Name Server (DNS)".
- Defina-o para usar manualmente os servidores DNS que você digitar.
- Digite as informações do servidor OpenDNS (Primário - 208.67.222.222, Secundário - 208.67.220.220) ou informação do servidor DNS do Google (Primário - 8.8.8.8, Secundário - 8.8.4.4).
- Clique em Aplicar ou Salvar Alterações. O roteador levará alguns momentos para aplicar as alterações.
- Teste-o. Abra uma nova janela do navegador em seu computador e tente se conectar a um site. Se você for capaz de se conectar, é mais provável que o ISP tenha problemas de DNS.
3 Resete seu router. Às vezes, as configurações em seu roteador podem ter se corrompido e a forma mais fácil de corrigi-las é simplesmente resetã-lo para as configurações padrão. Isso redefinirá as configurações de rede sem fio e qualquer informação encaminhamento de porta.
- Para resetar seu roteador, use um clipe de papel ou outro objeto pontiagudo para pressionar e segurar o botão Reset, na parte de trás do aparelho.
4 Reconfigure seu roteador. Depois que ele tenha sido resetado, você precisará reconfigurar sua rede sem fio (se você estava usando ela). Quaisquer senhas e contas de admin também serão resetadas.
Parte 4 de 4: Resolução dos problemas do DNS no celular
1 Configure todos os aparelhos em DNS do Google. Faça isso no pc, no notebook e no celular!
2 Tente modificar o número DNS da sua rede (No Galaxy) para:
- DNS 1: 8.8.8.8
- DNS 2: 4.4.4.4
- Para modificar o "DNS" no celular, vá em - Configurações, - Wi Fi, - Pressione o dedo na rede conectada, - "Modificar Config. Da Rede", - "Mostrar Opções Avançadas", - Em "Definições IP" mude de "DHCP" para "Estático" e modifique os números DNS.
3 Mude o DNS de todos para o do Google:
- Primário: 8.8.8.8
- Secundário: 8.8.4.4
4 Pronto! Seu erro de DNS ja deve está resolvido.
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